Adequação à LGPD

Entenda o que fizemos

Desde a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, em agosto de 2020, a Epeople Soluções realiza suas atividades de maneira adequada a esta legislação. Observado o art. 50, §2°, I da LGPD, que determina o que um Programa de Governança em Privacidade deve ter, a Epeople Soluções implementou todos esses requisitos.

Para ilustrar o comprometimento da Epeople Soluções, disponibilizamos nossas políticas e procedimentos internos para consulta, conforme segue, respeitado o nosso segredo industrial.

1. Comprometimento da Epeople Soluções

Considerando que um Programa de Governança em Privacidade trata de ação de compliance, então é fundamental contar com o apoio da alta administração da Epeople Soluções em relação à proteção dos dados pessoais. Veja a Carta de Compromisso da nossa Alta Administração nesse sentido.

2. Tratamento dos dados pessoais

A Epeople Soluções considerou na sua adequação o conjunto de dados pessoais que estão sob seu controle, independentemente do modo como se realizou sua coleta. Veja nossa Política de Proteção de Dados Pessoais.

3. Adequado a sua estrutura de atuação

Para evidenciar o controle e registro do tratamento de dados pessoais pela Epeople Soluções, veja nosso Formulário de Captação de Dados Pessoais (também conhecido como ROPA) na versão simplificada.

4. Políticas e salvaguardas

Durante a implementação do Programa foram elaboradas diversas políticas e procedimentos internos para salvaguardar os dados pessoais em posse da Epeople Soluções. Veja algumas dessas políticas: Política de Segurança da Informação, Política de Gestão de Continuidade do Negócio, Política de Gestão de Risco, Política de Backup e Restauração, Política de Mesa e Tela Limpa, Política de Senhas, Política de Transferência de Dados e Política de Retenção e Descarte de Dados.

5. Relação de confiança com o titular

Para criar um relacionamento com o titular dos dados, a Epeople Soluções nomeou sua Encarregada, Lidiane P. dos Reis Barros, e criou um e-mail específico para contato lgpd@epeople.com.br. Além disso, para cumprir com o princípio da transparência foi disponibilizada no site a Política de Privacidade, explicando de maneira simples e didática como a Epeople Soluções trata seus dados pessoais.

6. Mecanismo de supervisão

Foram criados diversos documentos de controle para monitorar o tratamento dos dados pessoais pela Epeople Soluções, considerando seu ciclo de vida. Veja nosso Checklist de Procedimento Interno para ilustrar nossa supervisão.

7. Plano de resposta a incidentes e remediação

A Epeople Soluções está preparada para lidar com qualquer incidente de segurança. Para evidenciar seu procedimento interno sobre o tema, veja nossas políticas: Política de Notificação de Violação de Dados, Política de Respostas a Incidentes e Política de Respostas às Violações.

8. Avaliações periódicas

Anualmente nossos documentos são revisados a fim de manter os termos e orientações das nossas políticas e procedimentos atualizados segundo o entendimento da ANPD. Veja nosso Mapa de Documentos.

9. Demais itens adequados à LGPD

(i) Conscientização e treinamento dos colaboradores: Política de Treinamento; (ii) Fornecedores: Avaliação de Fornecedores e Carta Circular; (iii) Documentos e Contratos: Modelo de Cláusulas.